O furacão Dorian deixou um rastro de destruição nas Bahamas. Ao todo, o número de mortos já é de 30. Entretanto, de acordo com o ministro da Saúde do país, Dune Sands, a quantidade de vitimas fatais pode ser “significativamente maior” conforme as equipes de resgate prosseguem com as buscas por sobreviventes. A tempestade segue em direção ao estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O furacão já perdeu força, descendo para a categoria 1, mas ainda ameaça a costa leste estadunidense.

O cenário nas Bahamas depois da passagem da tempestade é de completa destruição. Segundo a agência de notícias Reuters, pelo menos 700 mil pessoas precisam de ajuda humanitária imediata. O ciclone chegou às ilhas de Abaco e Grande Bahama no domingo (1º), com intensidade máxima (categoria 5), provocando chuva torrencial e ventos que atingiram 295 km/h por dois dias.

Uma estimativa preliminar da consultoria Karen Clark & Co., especializada em gerenciamento de riscos, indicou que a perda total nas Bahamas somaria US$ 7 bilhões (R$ 28,7 bilhões).

Após atingir as Bahamas, o furacão Dorian chegou à costa dos EUA na terça-feira (3) causando ventos fortes, tornados e chuva forte aos estados da Flórida e da Carolina do Sul. Apesar da tempestade ter perdido força, meteorologistas alertam que a ameaça não baixou. O Centro Nacional de Furacões afirmou que o movimento do furacão deve continuar, com um aumento de velocidade até este sábado (7).

DEIXE UMA MENSAGEM