Um atentado extremista promovido pelo grupo talibãs deixou pelo menos cinco pessoas mortas e 35 feridas, em Cabul, no Afeganistão. De acordo com a Agência Brasil, um membro do Centro de Coordenação de Vítimas do Ministério da Saúde Pública confirmou. “Até agora há cinco mortos e 35 feridos foram levados para hospitais”, disse ele, que pediu anonimato.

O número de vítimas pode aumentar “nas próximas horas, à medida que o trabalho de socorro às vítimas for realizado”. O ataque ocorreu às 10h10 (horário local), no distrito de Shash-Darak, particularmente protegido por medidas de segurança.

Ainda de acordo com a Agência Brasil, nessa área de alta segurança existem vários escritórios do governo, incluindo uma sede do serviço de informações afegão, o Departamento Nacional de Segurança (NDS). Firdaws Faramarz, porta-voz da polícia de Cabul, garantiu à Efe que a explosão causou um número indeterminado de vítimas e “danos a vários carros na estrada”, sem fornecer mais detalhes.

Os talibãs assumiram a responsabilidade pelo ataque, que teve como objetivo especificamente “um grupo de invasores estrangeiros que estavam a caminho do departamento”, disse o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, em sua conta no Twitter, acrescentando que 12 estrangeiros e oito soldados afegãos morreram na explosão.

O ataque ocorre no momento em que um processo de negociações entre os Estados Unidos (EUA) e os talibãs e depois de o representante especial dos EUA para a Paz, Zalmay Khalilzad, apresentar ao governo de Cabul o projeto de acordo com os talibãs, após vários meses de negociações no Catar. O acordo deverá permitir uma retirada significativa das tropas norte-americanas.

Conforme a Agência Brasil, o governo afegão mostrou-se “preocupado” e pediu “esclarecimentos sobre o documento, para analisar com precisão os riscos e consequências e impedir qualquer perigo que possa causar”, informou mensagem divulgada no Twitter por Sediq Sediqqi, porta-voz do presidente afegão, Ashraf Ghani.

DEIXE UMA MENSAGEM