Uma barragem de terra rompeu-se no povoado de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, a cerca de 435 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). Com o evento, o povoado foi invadido pelos resíduos que, misturados à água da chuva, formaram uma camada de lama. A informação é do G1.

“Algumas casas foram invadidas, mas não teve feridos. Ainda não conseguimos contato com esses moradores porque o povoado está ilhado. Tem muita lama e água no caminho. Apesar disso, sabemos que eles não foram atingidos porque entramos em contato antes, e eles deixaram as casas antes do rompimento”, afirmou a coordenadora da Defesa Civil da cidade.

As chuvas que caem sobre o município contribuíram para o rompimento da barragem. Com o incidente, foi emitido um alerta para a cidade de Coronel Sá, onde os moradores deverão deixar suas casas.

“A preocupação é com a cidade de Coronel João Sá. Ela está na rota que a lama seguirá. Então, pedimos que as pessoas procurem ajuda. Já fiquei sabendo que a prefeitura está fazendo o trabalho de retirada dos moradores. Muitos já foram para abrigos”, acrescentou a coordenadora.

O prefeito de Coronel Sá alertou a população através de um vídeo publicado nas redes sociais. “Pessoal, a barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram em área de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas”, disse.

DEIXE UMA MENSAGEM