Duas semanas depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter dado polêmica declaração comparando ações de Israel na Faixa de Gaza ao que Hitler fez com os judeus na segunda guerra mundial, pesquisa mostra queda na aprovação de seu governo. Levantamento feito pela Genial/Quaest, divulgado nesta quarta-feira (6), mostra que a aprovação do trabalho do presidente caiu três pontos, baixando dos 54% verificados em dezembro de 2023 para 51% nesta nova pesquisa. 

Segundo a Genial/Quaest, 46% dos entrevistados disseram desaprovar o terceiro mandato do presidente Lula. Na pesquisa realizada em dezembro, eram 43% os que desaprovavam o presidente.

Esta foi a sétima pesquisa feita pela Genial/Quaest desde o início do novo governo Lula. A aprovação verificada agora em março igualou o patamar mais baixo de aprovação, que havia sido registrado pelo instituto em pesquisa divulgada no mês de abril. A diferença entre os resultados é que em abril, a desaprovação era de 2%, e agora, apenas 5% separam os que aprovam dos que desaprovam o governo.

Para realizar a pesquisa, a Genial/Quaest ouviu duas mil pessoas, presencialmente, entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

A melhor avaliação do trabalho do presidente Lula acontece na região Nordeste, com 68%. A pior é no Sul, com 40%. Centro-Oeste/Norte tem 50% de aprovação e o Sudeste, 44%.

Entre os evangélicos, o índice de desaprovação da gestão Lula cresceu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, passando de 56% para 62%. Já a aprovação do governo do petista entre os evangélicos caiu de 41% para 35% no mesmo período.

Em relação ao público feminino, a aprovação de Lula caiu de 55% para 51%. Também houve queda na avaliação perante o público masculino, indo de 52% para 51%.

Para quem ganha até dois salários mínimos, o trabalho de Lula é aprovado por 61%. Entretanto, é desaprovado por 51% dos que ganham entre dois e cinco salários mínimos e por 54% dos que recebem mais de cinco salários mínimos.

A pesquisa perguntou aos seus entrevistados se consideraram exagerado a comparação feita por Lula sobre o que acontece atualmente em Gaza ao que Hitler fez na Segunda Guerra. Segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros consideram que a comparação foi exagerada. A percepção de que Lula exagerou é ainda maior entre os evangélicos (69%), porém é menor entre aqueles que votaram no petista nas eleições de 2022 (43%).

Sobre a percepção da população a respeito da economia do País, a pesquisa Genial/Quaest revela que 38% dos entrevistados consideram que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses. A expectativa sobre o futuro da economia brasileira também piorou, com 46% dos brasileiros achando que a economia vai melhorar no próximo ano (queda de 9% em comparação com o levantamento de outubro de 2023).

Em outro ponto do levantamento, 47% responderam que o governo Lula está melhor do que a gestão de Jair Bolsonaro. Para 38% dos entrevistados, o governo Bolsonaro foi melhor do que o terceiro mandato de Lula, e 11% responderam que os dois governos são iguais.