Na noite desta segunda-feira (8), a tempestade que caiu no Rio de Janeiro deixou três mortos: um homem na Gávea e duas irmãs no Leme. E a terça-feira (9) começou com mais chuva. Às 5h20, pancadas moderadas atingiam toda a cidade.

De acordo com informações do portal G1, o município está em estágio de crise – o mais alto em uma escala de três – desde as 20h55. A recomendação é para evitar deslocamentos. A rede municipal de ensino e algumas unidades particulares não vão funcionar.

A Avenida Niemeyer e o Alto da Boa Vista amanheceram interditados por quedas de barreira. No início da madrugada, um deslizamento de terra atingiu o Morro da Babilônia, no Leme, matando duas irmãs, que eram vizinhas. Conforme o G1, havia a informação preliminar de que crianças tinham sido soterradas. A TV Globo apurou que não havia crianças – duas mulheres foram retiradas do lamaçal. Outras duas pessoas foram feridas, e um homem está desaparecido.

Os volumes registrados entre o fim da tarde de segunda e o início da manhã de terça superam os índices pluviométricos do temporal de 6 e 7 de fevereiro, quando seis pessoas morreram. No Jardim Botânico, por exemplo, caiu o dobro de água.

Na noite desta segunda (8), o temporal alagou ruas, derrubou árvores e destruiu carros. Segundo o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar (Leblon), o corpo de um homem foi achado na Gávea, Zona Sul, debaixo de um carro. Na manhã desta terça, os bombeiros o identificaram como Guilherme N. Fontes, de 30 anos.

A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo testemunhas, Guilherme morreu afogado ao cair de moto, ser arrastado pela água que descia da Avenida Marquês de São Vicente, uma das principais do bairro, e ficar preso debaixo de um carro.

Devido aos estragos, que provocam dificuldade de deslocamento, além do risco de mais chuva, a prefeitura determinou o cancelamento das aulas nas escolas municipais. Até o início da madrugada, não havia informação sobre o ensino estadual. Escolas particulares e universidades, como a PUC-Rio, também divulgaram que não terão aulas.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM