A prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), disponibilizou, pela primeira vez, uma votação para que a própria comunidade escolar escolha o próximo fardamento dos alunos. A enquete tem previsão para ser encerrada no dia 28 de julho e quatro modelos estão disponíveis para serem votados.

O acesso à votação é exclusivo do gestor, mas ele poderá se reunir com professores, alunos e a comunidade escolar para decidir a escolha do fardamento (link para votação aqui). Segundo a Smed, o uniforme vencedor será entregue aos alunos no início do ano letivo de 2024.

“É justo que a comunidade escolar participe da escolha do novo fardamento, os alunos são os principais interessados e por isso é importante que eles também façam parte do processo de definição do uniforme. Acredito que farão questão de usar a farda e afirmar com orgulho que ajudaram na escolha”, disse o secretário de Educação, Thiago Dantas.

Conforme o diretor administrativo Flávio Pimenta, a ideia de fazer uma enquete surgiu a partir de uma conversa com a gestão escolar. “Em uma das visitas que fizemos às escolas, uma gestora questionou sobre o fardamento, eu sugeri que fosse elaborado alguns modelos e a escolha partisse da própria comunidade escolar. Após a votação seguiremos com o processo burocrático para a confecção dos uniformes que serão entregues aos alunos no próximo ano”, afirmou.

O modelo atual é utilizado desde 2015, e pela primeira vez a decisão do uniforme será de responsabilidade da comunidade escolar. A diretora da Escola Municipal da Engomadeira Jaciara Araújo afirmou que a votação ajudará os alunos a dar mais importância ao uso dos uniformes escolares.

“Isso é inovador e demonstra extremo cuidado da Secretaria com os alunos. Eles terão a oportunidade de participar desse processo da forma mais democrática que é através de uma votação e terão noção da importância de adentrar a escola uniformizados”.