O presidente Michel Temer adiou pela segunda vez a viagem que faria para o sudeste asiático. Temer iria para Cingapura, Tailândia, Indonésia e Vietnã a partir do dia 7 de maio. A viagem estava marcada, inicialmente, para janeiro, mas foi adiada por recomendação médica.

A justificativa sobre este segundo adiamento, de acordo com o Itamaraty que confirmou a informação na tarde deste domingo (29), é que a viagem poderia prejudicar a pauta de votações no Congresso Nacional.

“Tendo em vista o calendário eleitoral, a concentração de votações no Congresso, essenciais ao programa de reformas do governo, e a necessidade da ausência simultânea do país dos presidentes das duas Casas legislativas, durante o período da visita, por exigência da lei eleitoral, a pauta de votações no Congresso ficaria prejudicada”, disse a chancelaria, em nota.

Como o Brasil não tem vice-presidente, a ausência do Temer obriga o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ou o do Senado, Eunício Oliveira, a assumir a Presidência da República, o que tornariam os dois inelegíveis para as próximas eleições. Assim, eles também precisariam deixar o país até o retorno de Temer, o que atrasariam as votações consideradas importantes. Dentre elas estão a privatização da Eletrobras, a reoneração da folha e o cadastro positivo.

Na última viagem internacional do presidente, para o Peru, Maia foi para o Panamá e Eunício viajou para o Japão. Quem assumiu a presidência da República interinamente foi a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia.

DEIXE UMA MENSAGEM