O deputado federal baiano Afonso Florence (PT) não crê que, com a condenação do ex-presidente Lula (PT) em segunda instância, partidos da base aliada do governador Rui Costa (PT) se debandem do grupo nas eleições deste ano.

Após o resultado do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Lula teria procurado caciques nos estados na tentativa de garantir palanque para sua candidatura. De acordo com a publicação, partidos que outrora estavam com o PT ameaçam não se aliar com a sigla caso Lula não seja candidato.

Na Bahia, o PP e o PR são partidos alvos de especulação sobre eventual migração para o lado do prefeito ACM Neto (DEM), possível candidato ao governo do estado.

Para Florence, uma eventual prisão de Lula não alteraria o cenário no Estado. “Acho que até na hipotética, eu diria improvável, prisão de Lula, ele cresce. No caso da Bahia, considerando que tem um governo estadual, não vejo nenhum impacto direto na redução de densidade eleitoral ou redução de apoio a Rui Costa. O que pode pesar é a pressão dos partidos nacionais, mas acho improvável”, disse o petista ao jornal paulista.

DEIXE UMA MENSAGEM