Apesar de terem lançado o nome do deputado federal João Gualberto (PSDB) como pré-candidato a governador da Bahia logo após a desistência do prefeito ACM Neto (DEM), os tucanos devem se reunir nesta segunda-feira (9), para analisar o cenário e articular um eventual espaço na composição de uma chapa opositora unificada, visto que no sábado (7) o DEM confirmou o nome de Zé Ronaldo (DEM) para a disputa.

A informação a reunião da Executiva havia sido confirmada pelo deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) em Feira no sábado (8).

O deputado estadual Adolfo Viana (PSDB), em nota, afirmou que o partido deve reafirmar a candidatura de Gualberto e a vaga de Jutahy Júnior no Senado.

Pelo apurado pelo BNews, a conversa deve descambar na proposta dos tucanos garantirem a cadeira de Jutahy no Senado e, eventualmente, de Gualberto como vice, rascunho igual ao feito na véspera de ACM Neto desistir da disputa.

A reafirmação dos tucanos pelo nome do Gualberto simplesmente visa à valorização do passe do partido na chapa. Algumas pessoas ligadas aos tucanos demonstraram total insatisfação com a negativa de ACM Neto, como de outros aliados do mesmo partido do prefeito, visto a dificuldade da viabilização da chapa proporcional sem uma majoritária de maior competitividade.

Alguns defendem rifar o desenho feito pelo prefeito e os partidos da base opositora rabiscarem sua própria composição, o que, no fim das contas, não será feito.

DEIXE UMA MENSAGEM