O infectologista Marcus Lacerda foi nomeado diretor do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esta é a segunda vez que um pesquisador brasileiro assume a liderança do programa. O primeiro foi o médico Carlos Morel, ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Marcus Lacerda ganhou destaque nacional durante a pandemia de Covid-19 ao coordenar o primeiro estudo realizado no Brasil que comprovou a ineficácia da cloroquina no tratamento da doença. À época, o pesquisador relatou ter sido alvo de perseguições e ataques em razão dos resultados científicos divulgados.

Natural de Taguatinga, no Distrito Federal, Lacerda é formado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) e possui especialização em Infectologia pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no Amazonas.

Atualmente, ele atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade do Estado do Amazonas e como professor adjunto da University of Texas Medical Branch (UTMB), nos Estados Unidos.

A nomeação reforça a presença da ciência brasileira em posições estratégicas da saúde global e destaca a relevância das pesquisas desenvolvidas pelo país na área de doenças tropicais.