O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve uma abstenção de 27%, um índice semelhante ao do ano passado, que foi de 26,6%, e inferior aos de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de 4,8 milhões de candidatos estavam habilitados a participar do exame.

Na noite deste domingo (9), o ministro destacou que a abstenção se manteve na média, enquanto o número de participantes aumentou. Ele informou que 3.240 candidatos foram eliminados por irregularidades, como o uso de materiais impressos, saída antecipada do local de prova ou porte de equipamentos eletrônicos. “Foi tudo tranquilo”, ressaltou Santana.

O gabarito oficial será divulgado na próxima quinta-feira (13). O Enem foi aplicado em 1.805 municípios e contou com a colaboração de mais de 300 mil pessoas de apoio.

No primeiro dia, os candidatos responderam 90 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas e suas tecnologias, além de elaborarem uma redação. O tema deste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que Camilo Santana avaliou como “atual e necessário”, considerando as mudanças demográficas significativas que o país está enfrentando. “Esse tema exige de todos nós brasileiros um olhar muito cuidadoso, porque o país começou a inverter a sua curva etária, aumentando o número de pessoas idosas”, afirmou.