https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

A cantora Preta Gil faleceu neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, Estados Unidos, onde estava em tratamento contra um câncer de intestino. A notícia foi confirmada pela equipe da artista.

Preta Gil enfrentava a doença desde janeiro de 2023. Em maio passado, ela viajou para os EUA em busca de um novo tratamento, após esgotar as opções disponíveis no Brasil. Apesar dos desafios, a artista mantinha um otimismo contagiante, expressando seu desejo de retorno curada.

Filha de Gilberto Gil e da empresária Sandra Gadelha, Preta deixa seu filho, Francisco Gil, de 30 anos, integrante do grupo musical Gilsons, que segue o legado artístico da família.

O diagnóstico de câncer de intestino veio após Preta sentir um mal-estar em casa, descobrindo um tumor no reto. Em entrevistas, ela relatou ter procurado um hospital ao notar sangramento, e que o tumor foi identificado rapidamente em uma tomografia. Iniciou a quimioterapia no mesmo mês e utilizou uma bolsa de colostomia temporária, que foi removida quando o câncer entrou em remissão.

Em agosto do ano passado, a doença progrediu com metástase no peritônio, linfonodos e uma lesão no ureter. Preta Gil passou por uma cirurgia de mais de 30 horas em dezembro e iniciou o ano novo internada. Após 55 dias hospitalizada, revelou em entrevista a amputação do reto.

Ao longo de 2025, Preta alternou internações e momentos de celebração. Esteve hospitalizada até fevereiro no Hospital Sírio Libanês e, após receber alta, pôde celebrar o carnaval de Salvador da janela do camarote de sua família. Em março, enfrentou uma infecção urinária que a levou a ser internada novamente em Salvador. Em abril, passou por nova internação no Rio de Janeiro para receber medicações, e, poucas semanas depois, emocionou o público ao cantar com seu pai, Gilberto Gil, em um de seus shows.

Nascida em um “berço esplêndido”, como ela mesma dizia, sendo filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta Gil se consolidou na música aos 29 anos, após superar seus medos. É conhecida por hits como “Sinais de Fogo” e “Vá se Benzer”. Antes de se dedicar à carreira musical, atuou como publicitária e empresária, sendo uma das sócias da agência de marketing de influência Mynd.