Kiev, a capital da Ucrânia, e diversas outras cidades do país foram alvos de intensos ataques por parte da Rússia nesta quinta-feira (24). Os bombardeios, que utilizaram drones, mísseis balísticos e teleguiados, resultaram na morte de pelo menos nove pessoas e deixaram mais de 60 feridas.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que equipes de resgate estão trabalhando para retirar sobreviventes dos escombros. Entre os feridos estão seis crianças e uma mulher grávida. Os ataques causaram incêndios em casas, veículos e outros prédios, gerando danos extensivos devido à queda de destroços em vários bairros da cidade.

“A Rússia lançou um ataque combinado massivo contra Kiev. De acordo com dados preliminares, nove pessoas morreram e 63 ficaram feridas”, comunicou o serviço de emergência estatal da Ucrânia por meio do Telegram.

O ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, destacou que uma grande operação de resgate está em andamento no distrito de Svyatoshinsky, em Kiev. “Telefones celulares podem ser ouvidos tocando sob as ruínas. A busca continuará até que todos sejam encontrados. Temos informações sobre duas crianças que ainda não foram localizadas no local do incidente”, acrescentou.

Ihor Terekhov também relatou que um dos ataques mais recentes atingiu uma área residencial densamente povoada, resultando em ferimentos em duas pessoas. Ele pediu cautela à população diante da gravidade da situação.