O Elevador Lacerda, um dos ícones da cidade de Salvador, não será inaugurado nesta quarta-feira (15), conforme anunciado anteriormente pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil). A entrega do equipamento estava programada para antes da tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece entre o bairro do Comércio e o Bonfim, na Cidade Baixa.

Em comunicado enviado ao Bahia Notícias, a prefeitura esclareceu que o famoso cartão postal passa por ajustes finais, com previsão de conclusão nos próximos dias. O executivo municipal informou que a obra civil já está finalizada, restando apenas a finalização da intervenção eletromecânica para que a população possa utilizar o elevador.

Após o fechamento em abril de 2024 para requalificação, o Elevador Lacerda tinha sua reinauguração prevista para dezembro. Segundo informações da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), ligada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), as obras estavam 80% concluídas em outubro do ano passado.

Além das melhorias na estrutura, as cabines 1 e 2 do elevador foram substituídas por novas, equipadas com iluminação moderna, ar-condicionado e um motor de resgate, essencial em caso de falhas no motor principal. A requalificação é realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), garantindo que esse importante meio de transporte e ponto turístico de Salvador esteja pronto para atender a população em breve.