O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou interesse em ter o cantor sertanejo Gusttavo Lima como candidato ao Senado em 2026 pela legenda bolsonarista. A manifestação de Bolsonaro surge após o artista expressar sua vontade de concorrer à presidência da República.

A aproximação de Gusttavo Lima com o União Brasil parece ter esfriado recentemente, especialmente após o cantor cancelar uma reunião com Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, e o presidente da sigla, Antônio Rueda, que visava discutir sua filiação à legenda. Gusttavo justificou sua ausência por compromissos agendados em Belo Horizonte e São Paulo.

O adiamento do encontro com Caiado foi interpretado como um sinal positivo para Bolsonaro, que prontamente “estendeu o tapete” ao cantor, conforme reportado pela colunista do g1, Bela Megale.

Entretanto, as pretensões de Gusttavo Lima de se tornar chefe do Executivo podem enfrentar desafios, uma vez que Caiado também almeja a presidência e Bolsonaro manifestou seu desejo de se candidatar, caso consiga reverter sua situação de inelegibilidade.

O secretário-geral do PL, senador Rogério Marinho (RN), confirmou que o convite de Bolsonaro ao cantor sertanejo permanece em aberto. “O Gusttavo já recebeu o convite do Bolsonaro para se filiar ao PL e ser candidato ao Senado. Ele tem a liberdade de decidir seu caminho, mas Bolsonaro o acolheria de braços abertos como um nome forte no Senado. Não há objeção alguma; o convite está feito”, afirmou Marinho.

Uma fonte próxima ao cantor revelou que ele vinha considerando a proposta, mas também havia recebido informações de Caiado durante a campanha municipal de 2024 sobre a possibilidade de se filiar ao União Brasil para disputar uma vaga no Senado.

Com essas movimentações políticas, os próximos passos de Gusttavo Lima serão observados com atenção por seus fãs e pela imprensa.