O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu os nomes dos novos diretores do Banco Central. Durante uma conversa com jornalistas nesta quinta-feira (29), o ex-governador da Bahia revelou que a lista com os novos nomes deve ser enviada ao Senado Federal para apreciação até a próxima semana.

“O presidente já definiu, deve ser enviado no máximo no início da próxima semana. […] Eu não tenho os nomes aqui, senão poderia até revelar. Não há segredo nisso, mas o presidente já decidiu”, declarou Rui Costa após um evento no Palácio do Planalto. O ministro também mencionou que Lula está considerando realizar uma solenidade simbólica para a nomeação do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, no início da próxima semana. Durante essa cerimônia, o chefe do Executivo pode aproveitar para anunciar os demais escolhidos.

Para assumir os cargos no início de 2025, os novos diretores do Banco Central precisarão passar por sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e serem aprovados em votação no plenário do Senado, que é responsável pela avaliação e aprovação das autoridades monetárias. A votação final na Casa está prevista para o dia 11 de dezembro. Gabriel Galípolo foi aprovado pelo Senado como sucessor de Roberto Campos Neto – que enfrentou críticas do governo Lula – no dia 8 de outubro e assumirá oficialmente a presidência em 1º de janeiro de 2025. Esta será a primeira troca de comando desde a implementação da autonomia da autoridade monetária em 2021.

Em suas declarações, Rui Costa também criticou Roberto Campos Neto, afirmando que o governo está “em contagem regressiva” para ter o Banco Central “dirigido por quem mora no Brasil e não mora em Miami”. Desde 21 de novembro, o atual presidente da autoridade monetária está nos Estados Unidos, conforme informações divulgadas pela instituição.