Nos últimos 90 dias, foram registrados 4.507 casos confirmados de sarampo em 19 estados de todo o Brasil. O número é 13% maior o último monitoramento. Ceará e Paraíba passaram a integrar a lista de estados com transmissão ativa da doença. As informações são de um balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (25).

Os dados foram coletados no período de 30 de junho a 21 de setembro e representam 84,3% do total de casos registrados este ano. Segundo o balanço, existem 21.711 casos que ainda estão sendo investigados e 5.818 que foram descartados. Não foram registradas novas mortes pela doença. Em 2019, foram registrados quatro óbitos.

O registro em menores de 1 ano de idade é dez vezes maior do que na população em geral. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos. Três das quatro mortes por sarampo registradas em 2019 foram de crianças menores de 1 ano e uma de um indivíduo de 42 anos.

O estado de São Paulo é o que concentra o maior número de casos confirmados (4.374). Em seguida, estão Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais, com 22 casos em cada estado; Santa Catarina (12); Paraná (13); Rio Grande do Sul (7); Ceará e Paraíba, com 5 casos em cada estado; Maranhão, Goiás e Rio Grande do Norte, com 4 casos cada; Distrito Federal e Pará, com 3 casos cada; Mato Grosso do Sul e Piauí, com 2 cada; e, Espírito Santo, Bahia e Sergipe, cada estado com um caso confirmado de sarampo.

Em 2018, foram confirmados 10.330 casos de sarampo no Brasil, com 12 mortes registradas.

O sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa que pode levar à morte. A transmissão ocorre no contato de pessoa para pessoa e pela propagação no ar.

DEIXE UMA MENSAGEM