O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o país realizou ataques “de grande escala” contra a Venezuela e que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e sua esposa teriam sido capturados durante a operação.

Em publicação na rede social Truth Social, Trump declarou que Maduro “foi capturado e retirado do país por via aérea”, após uma ação conduzida, segundo ele, em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos.

“Os Estados Unidos realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, junto com sua esposa, foi capturado”, escreveu Trump. O presidente norte-americano informou ainda que mais detalhes seriam divulgados ao longo do dia e anunciou uma coletiva de imprensa marcada para as 11h, em Mar-a-Lago.

Em entrevista ao jornal The New York Times, Trump classificou a operação como “brilhante”. “Foi um planejamento bem-feito, com tropas e pessoas excelentes”, afirmou. “Foi uma operação, na verdade”, acrescentou, sem fornecer mais detalhes.

Até o momento, não houve confirmação independente das informações por parte do governo venezuelano ou de organismos internacionais.