Caso seja concretizada a compra de 39 milhões de doses de vacinas da Sputnik V, os governadores que fazem parte do Consórcio do Nordeste vão ter feito um negócio melhor do que o próprio Ministério da Saúde.

 

Como o Governo Federal demorou mais para fazer um acordo com o laboratório russo, vai pagar um preço superior aos estados do Nordeste.

 

A informação foi confirmada pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio, Wellington Dias (PT), em entrevista à CNN Brasil.

 

De acordo com o petista, o Consórcio Nordeste vai adquirir as 39 milhões de doses pelo preço de US$ 9,95 por unidade, enquanto o governo Bolsonaro vai ter que pagar US$ 13 e só conseguiu reservar 10 milhões de doses.

 

Wellington Dias lembrou que ainda no ano passado, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), tentou negociar um acordo para comprar 50 milhões de doses do imunizante, mas ainda não tinha a decisão do STF que dava autonomia aos governos e prefeituras.

 

“Em agosto do ano passado, o presidente do Consórcio na época, Rui Costa (PT), governador da Bahia, teve iniciativa de fazer um memorando de compra para 50 milhões de doses. Mas esbarramos na legislação, que não permitia compra que não fosse pelo Ministério da Saúde. Ficamos aguardando alterações. Agora tivemos a decisão do Lewandowski (ministro do STF) e foi sancionada lei que permite compra descentralizada”, explicou.

DEIXE UMA MENSAGEM