Ministros e assessores do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva devem realizar uma reunião de emergência na manhã deste sábado (3) para discutir o anúncio feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre uma suposta invasão da Venezuela e a captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

De acordo com informações apuradas, o encontro está previsto para ocorrer às 10h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Há expectativa de que Lula participe da reunião de forma remota. O presidente está de férias na base da Marinha, em Marambaia, no Rio de Janeiro.

Segundo auxiliares, Lula já foi informado sobre as declarações feitas por Trump e avalia a possibilidade de antecipar seu retorno a Brasília. Até o momento, a previsão era de que o presidente encerrasse o recesso e voltasse à capital federal apenas na próxima segunda-feira (6).

O governo brasileiro acompanha os desdobramentos do caso, que ainda não conta com confirmação oficial por parte das autoridades venezuelanas ou de organismos internacionais.