Um incêndio atingiu a estrutura de um dos pavilhões da COP30, em Belém, na tarde desta quarta-feira (20). Não houve registro de feridos, mas algumas pessoas passaram mal devido à inalação de fumaça. A reportagem do UOL presenciou ambulâncias deixando o local com participantes do evento.

O fogo começou por volta das 14h, em um estande localizado na blue zone, área que concentra os pavilhões de países e organizações, próxima ao pavilhão do Brasil. Membros da organização tentaram conter as chamas com extintores, mas não tiveram sucesso e acionaram o Corpo de Bombeiros.

As primeiras viaturas chegaram por volta das 14h15, e às 14h40 o local já estava em fase de rescaldo. Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e o ministro do Turismo, Celso Sabino, o incêndio foi rapidamente controlado. O Corpo de Bombeiros, porém, ainda não havia confirmado oficialmente até o momento da apuração. Barbalho afirmou que as equipes “agiram rapidamente para evacuar a área”, ação que, segundo ele, foi solicitada pela própria ONU.

Todas as áreas da COP30 foram evacuadas, incluindo salas de conferência e espaços da presidência. Bombeiros chegaram a percorrer pavilhões “de porta em porta” para garantir que ninguém permanecesse em ambientes ainda ocupados.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou que situações como essa “podem acontecer em qualquer lugar do planeta” e ressaltou que o episódio não compromete o andamento geral da conferência. Ele afirmou ainda que não há informações confirmadas sobre a causa do incêndio. “Daqui a pouco a gente vai saber se foi um celular que pegou fogo ou se foi um curto-circuito”, disse.

Em nota, o governo federal informou que as equipes de segurança atuaram prontamente e que a área segue monitorada. A organização da COP30 afirmou que o incêndio foi controlado e que não houve feridos.

Ainda não está definido se a programação do evento será retomada hoje. A decisão deve ser anunciada pela ONU e pela presidência da COP.