Jeremy Renner, 54, compartilhou detalhes sobre o processo de escrita de seu livro “My Next Breath” (“Meu Próximo Suspiro”, em tradução livre), no qual relata o grave acidente que sofreu há dois anos, quando quase foi esmagado por seu limpa-neves.

O ator, conhecido por seu papel no MCU (“Marvel Cinematic Universe”, ou “Universo Cinematográfico Marvel”), descreveu a criação da obra como uma ferramenta de cura emocional. “Escrever sobre isso foi muito catártico emocionalmente, ter que repassar tudo palavra por palavra. Eu não falo sobre isso. Faz parte da minha vida todos os dias e é sempre um lembrete maravilhoso da força do espírito humano e de quão frágil o corpo é e quão incrível ele é na recuperação”, afirmou Renner em entrevista à revista People.

Em seu livro, Renner revela que chegou a ver “seu olho esquerdo através do olho direito” após ter a cabeça esmagada pela máquina. “Não sou assombrado pelo incidente — pelo menos não com muita frequência — pelas imagens, pelos sons. Mas me lembro da minha nova realidade, e ela é maravilhosamente positiva. Eu não morri”, disse ele.

O ator foi atingido pelo limpa-neves ao tentar proteger seu sobrinho, Alex, 29 anos. “Se eu melhorar, ele vai melhorar. Coloquei imagens na cabeça daquele garoto que ele não consegue esquecer, então farei tudo o que puder para melhorar. Então, eu o curo, e ele me cura. É uma coisa linda”, explicou.

“My Next Breath” será lançado nos Estados Unidos no próximo dia 29. Até o momento, não há previsão para a publicação da obra no Brasil.