Símbolo das comemorações da Independência da Bahia e o espaço reservado para abrigar as imagens do 2 de Julho, o Pavilhão que leva, em seu nome, a data magna do Estado será reformado pela Prefeitura de Salvador.

O anúncio das intervenções acontece nesta terça-feira (7). Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho afirmou que esse movimento é o início de uma série de ações para valorizar a data da Independência da Bahia, que completa 200 anos em 2023.

“O Pavilhão 2 de Julho é símbolo desse momento que foi fundamental na história de Salvador, do povo baiano, do povo do Brasil, que é a independência da Bahia, que faz 200 anos neste ano. É uma data que pra gente representa mais do que o momento cívico e político, mas também cultural. Então, a gente vai fazer essa reforma para tornar esse espaço acessível o ano inteiro”, disse Tourinho.

Com prazo de quatro meses e investimento de R$1,8 milhão, as intervenções englobam construção de três pavimentos com elevador, sanitários e área de exposição, além de restauro da fachada, dentre outros itens.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e as obras serão realizadas sob a supervisão da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Já tem uma estrutura desse tipo, queremos apresentar nossa diretora de cultura, Maíla Pinto. A FGM trabalha a cultura da cidade de forma muito competente e capilarizada. Estamos animados com a possibilidade de trabalhar juntos.