A deputada federal Elisângela Araújo, ex-secretária das Mulheres da Bahia, celebrou o progresso do Projeto de Lei 2762/24, que cria a Política Nacional de Cuidados.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta visa reconhecer e valorizar as práticas de cuidado no Brasil, fortalecendo o apoio a cuidadores e pessoas que precisam de cuidados.

Desenvolvido por um grupo interministerial (GTI-Cuidados) com a participação de mais de 17 ministérios, o projeto define cuidado como essencial à reprodução e sustentação da vida. “Este projeto representa um marco fundamental na luta pela valorização do trabalho de cuidado, historicamente invisibilizado. Chegou a hora de cuidar de quem cuida”, destacou a deputada, referindo-se ao “Projeto Cuidar de quem Cuida”, que promove saúde física e mental Desenvolvido pela SPM durante a sua gestão.

A Política Nacional de Cuidados prioriza crianças, adolescentes, pessoas idosas, aquelas com deficiência e trabalhadores de cuidado. A proposta reconhece a corresponsabilização social e de gênero nas tarefas de cuidado, permitindo que as mulheres tenham mais oportunidades e tempo. A deputada enfatizou também que a política será uma responsabilidade compartilhada entre o Estado e a sociedade civil e marca um avanço significativo na abordagem governamental deste tema.