O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou a ministros do Palácio do Planalto e parlamentares aliados que deve decidir, ainda em dezembro de 2023, o substituto de Flávio Dino no Ministério da Justiça.


Segundo auxiliares presidenciais, Lula indicou que pretende tomar a decisão antes de viajar de férias, para que a troca no comando da pasta seja efetivada logo no início de janeiro.


Como noticiou a coluna, Lula deve passar o Ano Novo com a família na Restinga de Marambaia, ilha onde a Marinha tem uma base naval, no litoral do Rio de Janeiro.


COTADOS

Atualmente, pelo menos três nomes despontam como os mais cotados na bolsa de apostas para a sucessão de Flávio Dino no Ministério da Justiça. São eles: Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF; Marco Aurélio de Carvalho, advogado e coordenador do grupo Prerrogativas e Wellington César Lima e Silva, secretário especial de Assuntos Jurídicos da Presidência.


Caso Lula cumpra a promessa e decida o substituto de Dino agora, o atual ministro retomará seu mandato de senador em janeiro e só renunciará na véspera de sua posse no STF, em 22 de fevereiro.