O número de mortos no conflito entre Israel e o Hamas já é o mais mortal em Gaza em toda a história, e o pior em 50 anos para Israel. 

O balanço de autoridades da Palestina divulgado neste domingo (15), apontam que ao todo, 4.070 mil pessoas morreram no confronto, sendo 2.670 mil em Gaza e 1,4 mil em Israel, de acordo com as autoridades locais.

Grande parte das mortes de ambos os lados são de civis e crianças, que estão entre as maiores vítimas.

O número de mortos em Gaza neste conflito ultrapassou o da terceira guerra entre Israel e o Hamas, que aconteceu em 2014, onde 2.251 palestinos, incluindo 1.462 civis, foram mortos, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

A guerra daquele ano durou seis semanas e 74 pessoas foram mortas do lado israelense, incluindo seis civis.

Na ocasião, após um intenso bombardeio com foguetes contra o sul de Israel por parte de ativistas palestinos, os israelenses iniciaram ataques aéreos contra Gaza. Os militantes de Gaza responderam, disparando foguetes contra Tel Aviv e Israel atacou Gaza também por terra. 

Algo semelhante ainda não ocorreu no conflito atual, porém as Forças Armadas de Israel divulgaram neste sábado (14), que estão preparando uma “ extensa operação” por terra, mar e pela Faixa de Gaza. 

O ataque por terra será um dos momentos mais críticos e mortais da guerra entre Israel e Hamas.