Um homem apontado como líder de uma facção que atua no bairro do IAPI, em Salvador, foi morto em confronto com forças policiais em Salinas das Margaridas durante a “Operação Murus”, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta quarta-feira (9).  Oito pessoas foram presas durante a ação.

Cristiano Silva dos Santos, conhecido como “Cris do Murão”, já havia sido preso em abril do ano passado por equipes do DHPP, mas havia saído da prisão. Ele era acusado de mais de oito homicídios na região do IAPI. Com ele foi apreendido uma pistola turca, calibre 9mm, e um veículo.

Com a atuação de mais de 200 policiais civis e militares, as ações visam ao cumprimento de mandados judiciais contra integrantes de um grupo criminoso, responsável por homicídios, tráfico de drogas, roubo e extorsão, em alguns pontos da capital e na RMS.

Além das equipes do DHPP, policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), realizam as incursões, com o apoio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). A diretora do DHPP, delegada Andréa Ribeiro, avalia a coesão da operação.

“Essa integração de Departamentos, Coordenações e unidades da Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, é indispensável para uma ação precisa e eficiente. A Operação Murus é o resultado de diversas atividades investigativas, com a colaboração do Poder Judiciário”, comentou.

Cães dos canis da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) auxiliam na detecção de drogas e armas. Também participam da operação guarnições do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), do Comando de Policiamento Regional da Capital, Baía de Todos os Santos (CPRC/BTS), do BPChoque, da Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), da Rondesp BTS, do Comando de Operações de Inteligência (COInt), do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).