O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou, nesta segunda-feira (12), que uma possível saída da ministra Daniela Carneiro do Ministério do Turismo seria o mais pertinente, por ser um órgão que está sob indicação do partido União Brasil. A declaração aconteceu antes da cerimônia de assinatura do decreto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

O líder governista comentou ainda que o Planalto considera a troca no Ministério da Saúde, hoje sob o comando de Nísia Trindade. “No campo do desejo de quem está pedindo [a saída]”, disse Wagner. 

As mudanças nas duas pastas estão em debate na Esplanada dos Ministérios. A discussão acontece por pressão de partidos no Congresso, onde o governo passa por dificuldade de formar alianças e uma base sólida.

O União Brasil tem demandado o cargo no Ministério do Turismo, enquanto o PP do presidente da Câmara, Arthur Lira, almeja a vaga na pasta da Saúde. 

“Tem a questão do Turismo, por conta da mudança do partido [de Daniela]. Essa é mais pertinente. A da Saúde, sinceramente, acho que por enquanto está no campo do desejo. De quem está pedindo”, revelou a jornalistas.

“A mudança no Turismo tem uma lógica, que é você dizer que as pessoas estão lá representando o partido. Não estou defendendo que ela saia, mas, na medida em que confirmado o fato que ela pediu para sair do partido, é óbvio que o partido vai dizer que era a nossa representação e não é mais”, apontou o senador.

O senador baiano contou também que não conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre possíveis trocas nos órgãos do governo e que enxerga especulações no tema. 

A atual ministra do Turismo anunciou que pediu desfiliação do União Brasil em abril com o marido e prefeito de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, Wagner Carneiro. “Waguinho”, como é conhecido, é aliado de Lula e foi uma peça importante durante a campanha eleitoral na baixada fluminense.

O nome de Daniela é um dos três indicados pelo União Brasil para o governo de Lula. Assumir as pastas do Turismo, Comunicações, além da Integração e do Desenvolvimento Regional, ainda não foi suficiente para atrair toda a legenda do partido, que se declara independente da base petista. 

Alguns integrantes da União Brasil, em especial da Câmara, passaram a defender a ida de Celso Sabino para a pasta de Daniela. O parlamentar do Pará conta com apoio da cúpula da legenda.

Sobre o autor

Matérias relacionadas