O presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou um vídeo nesta terça-feira (16) no qual disse que está feliz com a queda nos combustíveis. Ele afirmou ainda que a Petrobras começou a “abrasileirar” os preços.

Após queda de 21,3% no preço do gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel, Lula se pronunciou e disse que “é só o começo”: “Mais do que um compromisso assumido na campanha, uma vitória do povo. Estamos abrasileirando o preço da gasolina e do gás de cozinha. E isso é só o começo. Vamos investir na indústria e geração de empregos no país. O Brasil já está voltando a sorrir”.

Mais cedo, a Petrobras anunciou a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP). Os novos valores vigoram a partir desta quarta (17).

“Estou particularmente feliz, e o povo brasileiro também vai ficar”, disse Lula no vídeo.

“Vocês estão lembrados que nós iríamos abrasileirar os preços da Petrobras, e começou a acontecer”, completou.

Com a decisão da Petrobras, fica revogada a fórmula da Paridade de Preço de Importação (PPI), baseada nas oscilações do dólar e do mercado internacional de petróleo. A PPI contabilizava também os custos logísticos com transporte e taxas portuárias, por exemplo.

Lula também afirmou no vídeo que no final de maio anunciará uma nova política de investimentos em infraestrutura.

O governo discute desde a transição uma pacote inspirado no antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reuniu grandes obras nos mandatos anteriores de Lula e na gestão de Dilma Rousseff.

O novo plano contemplará investimentos diretos do governo, concessões à iniciativa privada e parcerias-público privadas.