O governo Lula estuda incluir incentivos à renovação da frota de ônibus e de outros meios de transporte coletivo no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que deve lançar em maio.

A ideia é criar linhas de financiamento especiais atreladas à troca de ônibus que usam combustíveis fósseis por outros veículos movidos à energia limpa, como modelos elétricos. As informações são do Metrópoles.

A proposta faz parte da diretriz fixada pela Casa Civil para que o novo PAC, que será relançado com um novo nome, contribua com a transição para uma matriz energética de baixa emissão de carbono.

O novo PAC terá seis eixos principais, de acordo com Lula: transportes; infraestrutura social; inclusão digital e conectividade; infraestrutura urbana; água para todos e transição energética.

Além do transporte coletivo, o governo Lula já anunciou que pretende implementar um programa de renovação da frota de carros e caminhões, bancado com recursos de um fundo abastecido por petroleiras.

Em dezembro de 2022, vale lembrar, o governo Bolsonaro chegou a editar uma medida provisória (MP) criando o “Renovar”, programa de renovação de caminhões, ônibus, micro-ônibus, vans e furgões.