A Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) enviou uma carta aberta ao governo do estado solicitando um reajuste de 9% nos vencimentos de todas as categorias do funcionalismo público. Além disso, de acordo com o texto enviado nesta sexta-feira (31), a organização também pediu a abertura de um canal de diálogo através da instalação de um “sistema de negociação permanente”.

O coordenador-geral da Fetrab, Kleber Rosa (PSOL), afirmou que a carta tem como objetivo a valorização do funcionalismo público enquanto patrimônio da Bahia e dos baianos. O ex-candidato ao governo da Bahia também comentou que, por conta do perfil de Jerônimo Rodrigues (PT), a Fetrab acredita que a Bahia passará  a implementar uma política de diálogo com as entidades que representam os servidores.

“Um Estado que valoriza o serviço público, valoriza o bom atendimento, e,respectivamente, a garantia dos direitos da população. Então, na carta a gente defende o patrimônio público como algo pertencente ao povo e, nesse sentido, devemos preservá-lo.  Isso sinaliza também  nossa posição contrária às privatizações e, obviamente, a valorização do trabalhador porque é quem opera, de fato, a máquina do Estado em benefício da população baiana”, disse Kleber Rosa.

“Dados recentes divulgados na imprensa, mostram que o salário médio dos servidores públicos da Bahia, em 2023, está abaixo do valor pago em 2010, em termos reais, ou seja, descontada a inflação. Esse quadro demonstra uma  desvalorização salarial dos trabalhadores do serviço público do estado, que têm sido prejudicados pela falta de reajustes adequados e pela ausência de planos de carreira consistentes”, diz a Fetrab em carta enviada à imprensa. 

Sobre o autor

Matérias relacionadas