O aplicativo WhatsApp pode tornar-se ilegal no Reino Unido, segundo o chefe na Meta, Will Cathcart. O aplicativo se recusou a cumprir com um projeto de lei de segurança online do país que tenta proibir a “criptografia de ponta a ponta”, sistema que é utilizado no WhatsApp. Will Cathcart apresentou a declaração em veículos de imprensa como o como The Guardian e The Independent. O chefe do aplicativo, alegou que a medida afetaria negativamente todos os usuários ao redor do mundo. 

“É uma coisa notável para se pensar. Recentemente, fomos bloqueados no Irã, por exemplo. Mas nunca vimos uma democracia liberal fazer isso”, comentou Cathcart para a imprensa britânica.

Segundo Will, a empresa preza pela segurança de dados de todos os usuários, não somente dos usuários do Reino Unido.

“A realidade é que nossos usuários em todo o mundo querem segurança. 98% dos nossos usuários estão fora do Reino Unido. Eles não querem que reduzamos a segurança do produto. Seria uma escolha estranha para nós reduzirmos a segurança do produto de uma forma que afetaria esses 98% dos usuários”, declarou.

O sistema de criptografia de ponta a ponta é uma forma de garantir a segurança dos usuários do aplicativo em serviços de mensagens online, com o objetivo de impedir que qualquer outra pessoa que não o destinatário da mensagem, consiga ter acesso ao conteúdo. Com esse sistema, nem mesmo o WhatsApp tem acesso a essas mensagens.

Segundo Cathcart, o Reino Unido já possuía o poder de exigir a remoção do sistema desde 2016, mas nunca acionou o chefe da Meta legalmente para estar realizando o processo de remoção da criptografia.

Caso a lei for aprovada, o Reino Unido pode demandar uma medida de moderação de conteúdo que se aplique nas políticas do WhatsApp.