Cerca de 53 mil pessoas foram vacinadas contra a influenza em Salvador desde o início da campanha, no último dia 12, o que corresponde a 17% do público-alvo da estratégia. De acordo com a prefeitura, nesta primeira etapa da mobilização, os grupos prioritários que mais têm buscado a vacinação são as crianças entre seis meses e menores de seis anos (21%), seguidas de gestantes (18%), puérperas (17%) e trabalhadores da saúde (11%).

 

A meta da prefeitura é imunizar 320 mil pessoas até o dia 10 de maio. Segundo a gestão municipal, a ação tem como objetivo a redução de complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19.

 

“Apesar do imunobiológico utilizado contra a gripe não ter nenhuma relação com o novo coronavírus, ambas as patologias apresentam sintomas semelhantes e as complicações causadas em decorrência das doenças inspiram praticamente os mesmos cuidados”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreviníveis da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 

A vacina pode ser aplicada nas 112 unidades básicas da rede municipal espalhadas pela cidade, das 8h às 16h.

DEIXE UMA MENSAGEM