A cidade de Ibirataia, a 356km de Salvador, ganhou os holofotes da mídia baiana essa semana por ter zerado casos de Covid-19. Até esta sexta-feira (26), no entanto, a situação mudou – mas nem tanto. Há hoje um caso ativo no município do sul da Bahia. Para saber como a prefeitura fez para diminuir a disseminação do vírus, o BNews procurou o secretário municipal de Saúde, Marcus Lima.

 

Segundo Lima, “foi um conjunto de ações desde o início da Pandemia”. “A principal delas, na minha visão, foi manter até os dias de hoje o Centro de Covid Municipal que dispõe de uma equipe multidisciplinar com enfermeiras, técnicos, médicos, psicóloga, fisioterapeutas e agentes de campo”, conta.

 

Com esse Centro de Covid, a comunidade, ao primeiro sintoma, se dirige para realizar a triagem, testagem e consulta. “Lá ele é medicado testado e indicado a se isolar. Toda a família também é orientada e monitorada fazendo assim com que o vírus deixe de circular”, explica.

 

De acordo com ele, Ibirataia esteve sempre com o maior incidência da Bahia, justificada pelo alto número de testagem que nunca deixou de ser realizada. “Detectar, educar, medicar, isolar e monitorar são as ações que norteiam nosso trabalho”, pondera.

 

Além do centro de Covid, outras ações como trabalho educativo, fiscalização das regras de restrição e higienização das vias públicas também são realizadas em Ibirataia. “Embora a situação seja temporária já reflete que o trabalho vem surtindo efeito”, completa, ao informar que 24 pessoas aguardam o exame do Lacen-BA.

DEIXE UMA MENSAGEM