Um grande bólido, um meteoro brilhante que explode na atmosfera, foi visto no céu do município de Cabrobó, Sertão de Pernambuco, na noite da quarta-feira (15). Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o fenômeno ocorreu às 18h59 (horário de Brasília) e também foi visto na Paraíba, Ceará e Bahia.

De acordo com a Bramon, o meteoro surgiu entre Carnaíba e Princesa Isabel, em Pernambuco e na cidade de Carnaíba, na Paraíba. As análises identificaram que o bólido seguiu na direção Sudeste, desaparecendo no céu a Sul do município de Arcoverde, ainda em Pernambuco.

Para o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, o clarão foi com certeza um meteoro, e por ser muito brilhante, ele é chamado de bólido. “Esse tipo de fenômeno se forma quando um fragmento de rocha espacial atinge a atmosfera da Terra em uma velocidade muito elevada. Devido à essa alta velocidade, o gás atmosférico na frente dessa rocha acaba aquecendo e esse aquecimento gera o brilho que a gente vê e também faz com que esse fragmento de rocha acabe se vaporizando”, detalhou o diretor

DEIXE UMA MENSAGEM