O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista na última terça-feira (27) à BBC News Brasil e BBC News, ao ser questionado sobre a posição do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou a condenação do ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine, Lula cobrou “seriedade” da Corte para analisar cada processo, e avaliar quem é culpado ou inocente com base nas provas.

Perguntado se achava que toda a Lava Jato deveria ser anulada, Lula respondeu: “Não, eu acho que a operação Lava Jato tem coisas que foram verdade, tem pessoa que confessou. Se o cara confessou que roubou, o cara é ladrão”, declarou. A anulação da condenação de Bendine se deu por entender que o então juiz Sergio Moro (hoje ministro da Justiça) não lhe garantiu o amplo direito à defesa ao dar a ele e a delatores o mesmo prazo para alegações finais no processo.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o caso pode servir de precedente para anular a condenação no caso do sítio de Atibaia em primeira instância, retrocedendo em algumas etapas o processo que já está em análise do Tribunal Regional da 4ª Região. O petista aguarda ainda julgamentos de recursos que podem cancelar todos os seus processos originados na Justiça de Curitiba, caso o STF considere que Moro e/ou os procuradores da força-tarefa da Lava Jato agiram de forma parcial.

DEIXE UMA MENSAGEM