O site The Intercept divulgou nesta terça-feira (9), um aúdio atribuído ao procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol. Logo no início das reportagens, intituladas como Vaza Jato, o site afirmou que existiam arquivos secretos que seriam expostos, e foram.

O coordenador da força-tarefa Deltan Dallagnol comemorou qsecretamente a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que revogou a autorização do jornal Folha de S. Paulo para entrevistar Lula 12 dias antes da eleição. A intenção, segundo a reportagem com base no áudio, era impedir uma possível vitória de Fernando Haddad (PT).

Na manhã do dia 28 de setembro de 2018, a imprensa noticiou que o ministro do STF, Ricardo Lewandowski, autorizara Lula a conceder uma entrevista à Folha. Em um grupo no Telegram, os procuradores imediatamente se movimentaram, debatendo estratégias para evitar que Lula pudesse falar. Para a procuradora Laura Tessler, o direito do ex-presidente era uma “piada” e “revoltante”, o que ela classificou nos chats como “um verdadeiro circo”. Uma outra procuradora, Isabel Groba, respondeu: “Mafiosos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

No mesmo dia, mas às 10h11 da manhã, Dallagnol enviou as seguintes mensagens, seguidas de um áudio:

DEIXE UMA MENSAGEM