A bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prevê votar nesta terça-feira (3), em segundo turno, a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2019. Mas dois fatores podem fazer com que o governo não tenha quórum necessário de votação. O primeiro é  o fator pós feriado. Geralmente deputados viajam paras as bases em feriadões e não retornam a tempo. Neste, no entanto, pode ser diferente devido ao Desfile Cívico do 2 de Julho. Outro fator é a inauguração da nova UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista, que ocorre também nesta terça, com a presença do governador Rui Costa e parlamentares aliados.

A LDO foi votada em primeiro turno na última terça-feira , 26 de junho, em sessão que durou até a noite. Na ocasião, também foram votados 41 proposições (clique aqui e veja a lista) de autoria parlamentar, além do Projeto de Lei Complementar (PLC) 132/2018 de autoria de Pablo Barrozo (DEM), que exclui o município de Irará da Região Metropolitana de Feira de Santana e o projeto 18.244/2009 de autoria do deputado Euclides Fernandes (PDT), que determina a instalação de mecanismos de proteção para as agencias bancárias do Estado da Bahia.

O líder do governo, deputado Zé Neto (PT) disse ao BNews que está com “todo gás para votar amanhã”, porém, admitiu dificuldade no quórum. “Vamos buscar votar amanhã. Tem o evento de Conquista, pela manhã, alguns [deputados] voltam meio dia, vamos tentar colocar 33 deputados lá [no plenário]”, disse. Sobre um acordo com a bancada oposicionista, Zé Neto afirmou “estamos conversando”.

Já o líder da oposição, deputado Luciano Ribeiro (DEM), afirmou que não há acordo com os governistas. “Nenhum acordo, se o governo estiver número suficiente, vota”, pontuou. Conforme Ribeiro, o entrave é por conta de uma emenda sobre a priorização do turismo na Bahia, apresentada pelos oposicionistas e rejeitada pelo governo. O líder confirmou que vota a favor da proposta caso a emenda seja integrada à proposta.  A previsão de receita para o próximo ano da LDO é de R$ 46,1 bilhões.

DEIXE UMA MENSAGEM