Motivados de um pensamento de atualização, aconteceu na tarde de ontem, terça-feira (04), no Centro de Formação de Professores – CFP (Secretaria de Educação) o Encontro setorial com representantes dos grupos de dança de Candeias, ação promovida pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude. Estiveram presentes além de artistas da dança/dançarinos, agentes culturais, artistas da música, mestre de capoeira, interessados em ouvir e colaborar com as demandas da dança na cidade.

Na pauta foram ouvidas as necessidades e desabafos de artistas que pensam, produzem e estão na cena candeense há pelo menos vinte anos, bem como os desejos e pensamentos dos artistas mais novos nessa linguagem artística. Na oportunidade foram tratados itens como: diagnóstico atual das práticas de dança do município; propostas para o setor; realização do 1º Dança Candeias: No Movimento da Arte, da Cultura e da Vida; Revitalização do Mercado Cultural. Foram apresentadas também questões de ordem das políticas culturais como o Sistema Municipal de Cultura; Conselho de Cultura; Fundo de Cultura, entre outros e como o segmento pode ser contemplado por essas políticas quando se está instrumentalizado e atualizado, compreendendo esse movimento político-cultural.

Para o Diretor de Cultura Jean Souza “entender as políticas culturais, bem como caminhar na busca de sua efetivação no município é um passo a ser assegurado para estabilizar e minorar necessidades de ordem estrutural e que limitam o fazer artístico no hall da dança em Candeias.

O prefeito Dr. Pitágoras retroalimenta a fala localizando a dança como uma das mais singulares formas de expressão humana, relembrando de um momento em que o município viveu um auge cultural. “Esse é o desejo da atual gestão e para isso estamos trabalhando. A dança em Candeias precisa aparecer, seus artistas precisam ser vistos e valorizados não somente fora da cidade, mas dentro dela também”, concluiu.

Tomado das mesmas certezas, o Secretário de Cultura, Turismo e Juventude, Cassio Vinícius, aponta para a necessidade de termos consciência de como a Secretaria de Cultura está e de como desejamos e estamos trabalhando para que se torne: “Candeias tem a precisa de uma secretaria democrática, atualizada, e, sobretudo, sensível às falas mais plurais e de todos os seus atores culturais. Não adianta estar sentado numa sala elaborando ideias, pensando em políticas culturais que não acessem e não tenham diálogo e visibilidade com os mais interessados nas questões da cultura, que são os artistas”.

Artistas da dança afro, do ventre, da dança contemporânea, do swing baiano, da quadrilha junina, da valsa (grupo), da cultura geek, entre outros, permaneceram por mais de três horas e meia discutindo a pauta, encerrando com a empolgação da realização do “1º Dança Candeias”, ação em reflexão e comemoração ao mês da dança (abril) e que culmina no próximo dia 29 de abril, Dia D! Dia Internacional da Dança.

Esta é uma secretaria do movimento, da valorização da cultura e da arte, do empoderamento artístico-cultural e político. Candeias merece mais! Candeias precisa de mais movimentos e dar visibilidade a todos quanto forem possível! Não vamos parar!

DEIXE UMA MENSAGEM