Após a instalação do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, realizada em Salvador, teve início a agenda de organização e implantação dos Fóruns de Desenvolvimento dos Macro territórios, reunindo representantes de entidades empresariais, universidades, sindicatos, cooperativas, ONGs e movimentos sociais em diferentes regiões da Bahia.

A primeira etapa dos encontros aconteceu no último dia 12, em Teixeira de Freitas, com a participação de instituições como SEBRAE, FIEB, CODETER, ADEx, UFSB e o Consórcio Construir. O encontro debateu ações federais e estaduais com impacto direto na economia regional, além de iniciativas da iniciativa privada e dos municípios.

Entre os principais pontos discutidos esteve a questão energética. Representantes destacaram a insuficiência da oferta de energia pela concessionária Coelba diante do crescimento da demanda regional, especialmente impulsionada pelos setores de biomassa, celulose, álcool e pelas energias renováveis, com destaque para a expansão da energia solar.

A infraestrutura logística também esteve no centro dos debates. Foram apontadas como prioridades a duplicação de rodovias federais e a recuperação de estradas estaduais em situação precária, muitas delas estratégicas para o turismo e para a integração com estados vizinhos.

Outro tema considerado essencial foi a sustentabilidade hídrica e a ampliação da conectividade digital. O debate abordou tanto o papel da Embasa no abastecimento quanto a necessidade de expansão e melhor distribuição das linhas de fibra óptica, diante da carência de infraestrutura tecnológica na região.

Com forte presença da atividade turística na economia local, os participantes também defenderam a ampliação do diálogo com o Governo Federal para garantir o pleno funcionamento dos aeroportos regionais de passageiros de Aeroporto de Porto Seguro, Aeroporto de Caravelas e Aeroporto de Teixeira de Freitas.

Na área da saúde, foram destacados os avanços proporcionados pela Policlínica Regional e pelo Hospital Costa das Baleias, além da ampliação da rede de atendimento através das UPAs e unidades de PSF. Também receberam avaliação positiva as escolas de tempo integral, as escolas técnicas e a presença das universidades na região.

Ao final do encontro, foi formada uma coordenação informal do Fórum, integrada por ADEx, CODETER, FIEB, SEBRAE e UFSB, com a missão de aprofundar os debates e acompanhar as áreas consideradas prioritárias para o desenvolvimento regional.

A primeira pauta definida pelo grupo será o setor energético, envolvendo discussões com a Coelba sobre o plano de investimentos da concessionária, além da participação de empresas como Suzano, representantes do setor sucroalcooleiro, da Absolar e agentes de financiamento, em busca de soluções e estratégias para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.