Um dia após a solenidade no Palácio do Planalto que recordou os eventos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, usaram suas redes sociais para ironizar uma parte do discurso do presidente Lula. Durante a cerimônia, Lula, ao falar de improviso, afirmou que “na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”, referindo-se a si mesmo como um “amante da democracia”.

Bolsonaro já havia criticado a declaração em um vídeo que circulou nas redes sociais na quarta-feira (8), questionando como um “chefe da Nação” poderia se referir às mulheres dessa forma e reafirmando seu amor por sua esposa. Na quinta-feira (9), ele intensificou as críticas em uma mensagem em seu canal no Telegram.

Na postagem, Bolsonaro começou compartilhando um antigo discurso de Lula, onde o presidente afirmava que não é tolerável qualquer forma de discriminação, misoginia ou violência de gênero. Em seguida, ele provocou: “Cadê as feministas do grelo duro?”.

Mais adiante, o ex-presidente fez críticas adicionais a Lula, comentando sobre sua fala sobre amantes: “O maior mentiroso do mundo ou o Rei Universal das Fake News não dá descanso. Mas será que existirão inquéritos, prisões, buscas e apreensões e 100 horas semanais de Jornal Nacional? É claro que não. Um enfiando o dedo na orelha do outro e todos mais unidos que chiclete o asfalto quente”, afirmou.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro também se juntou à polêmica ao compartilhar nos stories do Instagram um trecho do vídeo com a declaração de Lula. Ela comentou: “Falou o especialista no tema amantes. Ah se o AeroLula falasse”.

Além disso, Michelle repostou um comentário do senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil durante o governo Bolsonaro, que questionou: “Na cerimônia contra o tal golpe, alguém se chamou de amante da democracia. Daí fiquei com a dúvida: quem comete adultério contra a democracia é a favor ou contra o golpe? Adultério não é trair a democracia?”.

As reações dos Bolsonaros refletem as tensões políticas atuais e geraram debates acalorados nas redes sociais.