Diversos trechos de Salvador registraram fortes congestionamentos na manhã desta quarta-feira (12), após a capital baiana acumular mais de 85 mm de chuva entre a noite de terça-feira (11) e as primeiras horas do dia. O volume representa cerca de 76% da média histórica de todo o mês de novembro, que é de 108,2 mm, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As chuvas intensas provocaram alagamentos e lentidão em vias de grande circulação. Em Águas Claras, o congestionamento começou na Via Regional e se estendeu até a BR-324, uma das principais rodovias de acesso à cidade.

Na BR-324, o trânsito ficou comprometido desde a altura do Sest Senat, em Simões Filho, até a região da Fazenda Grande do Retiro, já em Salvador. Outro ponto crítico foi a saída de São Caetano, no sentido da rodovia, onde o acúmulo de veículos também causou longas filas.

De acordo com o Inmet, as chuvas registradas nas últimas horas estão relacionadas à influência do fenômeno La Niña, que tem intensificado a instabilidade atmosférica e contribuído para o aumento do volume de precipitação na capital e em outras regiões da Bahia.