https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (30) para anunciar que irá expor os “bastidores” do magistrado. Tagliaferro, que atualmente reside na Itália, declarou em uma postagem que pretende “mostrar para o Brasil quem é Alexandre de Moraes”.

Em suas publicações, o ex-assessor afirmou possuir “bastante coisa” e mencionou que começou a questionar “coisas fraudulentas que foram feitas” em seu período de trabalho. Ele também comentou que notou uma entrada desproporcional de materiais relacionados à direita no gabinete, em detrimento de conteúdos de esquerda, o que chamou sua atenção.

Tagliaferro atuou como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cargo para o qual foi nomeado por Moraes em 2022. Em maio deste ano, a Polícia Federal indiciou Tagliaferro por quebra de sigilo funcional com dano à administração pública, após a divulgação de diálogos entre o ministro e servidores do STF e do TSE. A polícia o acusou de ter praticado, de forma consciente e voluntária, a violação do sigilo funcional, ocupando uma função de confiança na época.

Recentemente, no início de julho, o ministro Alexandre de Moraes negou o pedido de depoimento de Tagliaferro como testemunha em uma ação movida contra Filipe Martins, que responde por participação em uma suposta trama golpista. A justificativa utilizada por Moraes foi a existência de jurisprudência na Suprema Corte que impede depoimentos de investigados.