O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi liberado pela equipe médica para retornar a Brasília após realizar uma tomografia na cabeça na manhã desta quinta-feira (19). Com o aval dos médicos, Lula poderá retomar sua agenda de trabalho.

O médico Roberto Kalil informou que o resultado do exame foi positivo: “O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília hoje. Ele deve ir mais tarde. A Dra. Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília nas próximas semanas, onde fará exames de controle.” Kalil também destacou que “o hematoma não existe mais e é um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte.”

Lula já tem um almoço agendado para a próxima sexta-feira (20) com os ministros do governo, que ocorrerá na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República. Este encontro substituirá a tradicional reunião ministerial de fim de ano e terá um formato mais informal, em consideração ao estado de saúde do presidente, que ainda precisa de repouso.

Recentemente, Lula estava em sua casa na capital paulista aguardando o resultado do exame. Ele havia recebido alta do Hospital Sírio Libanês no domingo (15) após passar por procedimentos cirúrgicos na cabeça para drenar um sangramento resultante de uma queda que sofreu no banheiro em outubro.