Sob o olhar de centenas de apoiadores, eleitores e lideranças políticas estaduais e nacionais, Elisângela Araújo, chegou à Câmara de Dirigentes Lojistas, em Feira de Santana, na manhã deste sábado (27), para participar da primeira Plenária como deputada federal.

Elisângela foi empossada na última quarta-feira( 24) e passa a representar a força da mulher do campo e das cidades no Congresso Nacional, após o afastamento do deputado Zé Neto (PT) que passa a se dedicar integralmente à disputa da prefeitura de Feira de Santana.

A recepção à deputada foi iniciada com a exibição de vídeos sobre sua trajetória e, em seguida, foram exibidos depoimentos de boas-vindas enviados por deputadas que já atuam no Congresso Nacional, por ministros do governo Lula e governador da Bahia. “Você contribuiu muito com a política para as mulheres do Estado da Bahia, assumindo com muita firmeza esse lugar. Agora, a missão é da política, mas é uma outra missão. Essa representação de você ser uma deputada mulher, rural, de um município pequeno, isso é uma simbologia muito forte. Eu tenho certeza que você é o orgulho de todas as mulheres do Brasil que te conhecem, os movimentos sociais, eu tenho certeza que esse mandato vai dar muita conquista para o movimento sindical, para o movimento rural, da agricultura familiar, do cooperativismo” declarou o governador Jerônimo Rodrigues.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, desejou boa sorte à mais nova deputada, destacando a importância da sua atuação para reforçar a reforma agrária. “Eu espero que o Zé Neto se eleja prefeito de Feira de Santana e Elisângela possa assumir todo o tempo o mandato de Deputada Federal. Nós precisamos muito de mulheres na Câmara Federal, da boa política, de compromisso e precisamos de muito reforço na área da agricultura familiar. As portas do Ministério e da Agricultura Familiar estão abertas para você” declarou.

A Ministra Cida Gonçalves disse estar orgulhosa pela presença de mais uma presença feminina como Deputada Federal na Câmara dos Deputados. “O povo baiano está muito bem representado e o seu compromisso com as mulheres, com a agricultura familiar, que é o seu local de origem”, disse.

Boa parte dos discursos esteve em sintonia com o compromisso da deputada com o projeto político estadual e nacional, com destaque para sua atuação como secretária de Mulheres da Bahia, sua trajetória no movimento sindical, além da representatividade como mulher rural e seu potencial para conquistas no mandato.

A Secretaria da Saúde, Roberta Santana, destacou o que ela considerou um “bonito gesto” do deputado Zé Neto em “recuar” para uma mulher assumir. Zé Neto explicou os motivos para tomar essa importante decisão, desejou sucesso e afirmou que o povo baiano está bem representado. “Ah, são quatro meses. Não, pode ser a vida toda agora. Porque a gente vai ganhar as eleições e o que ajudou muito a decisão é o fato de ter sido você. Que tem uma relação imensa com o Feira, que está aqui há dez anos, que conhece a cidade, que conhece o campo, que conhece esses desafios, que é a mulher que eu conheço a vida toda nessa caminhada que nós construímos. Está muito preparada, uma deputada que tem acúmulo, experiência e muita capacidade”, explicou.

O momento mais esperado da Plenária era a fala da deputada Elisângela, e a primeira manifestação da deputada recém-empossada ao ficar de frente para um plenário lotado, foi para agradecer. “Agradeço o apoio recebido aos meus familiares, apoiadores e a quem ajudou a construir a caminhada até aqui, especialmente a CUT, Fetraf, os movimentos sociais, populares, ao meu campo político, à grandeza do meu companheiro Zé Neto e um agradecimento especial ao meu governador Jerônimo Rodrigues”, reforçou.

A voz de Elisângela ecoou diante de um público atento e emocionado, que escutou a deputada fazer um retrospecto de sua trajetória pessoal e política e reafirmar seu compromisso em defender as pautas prioritárias que a conduziram ao cargo, com destaque para a agricultura familiar e a participação feminina na política e na sociedade como um todo. Uma trajetória marcada por desafios e conquistas que serviu de inspiração para muitos presentes, principalmente as mulheres, que veem em Elisângela não apenas uma representante, mas uma mulher capaz de promover grandes transformações sociais.

Foi o que disse a Secretária das Mulheres, Neusa Cadore, durante o seu discurso. Ela lembrou que Elisângela era uma mulher da terra e da agricultura familiar, e que levaria para a Câmara toda a sua essência e a força de quem dedicou anos de sua vida à luta por igualdade e direitos de todas as pessoas, seja no campo ou em defesa das mulheres. Neusa Cadore disse que a posse de Elisângela só aconteceu de verdade ali, em Feira de Santana. “A posse de Elisângela não podia ser só no congresso. A vida toda dela foi aqui no portão do sertão, nessa escola nossa que é Feira de Santana. Vinhemos de longe e é muito bom saber que chegamos até aqui. Elisângela sempre teve muita humildade e sabe representar um coletivo” pontuou a atual secretária das mulheres.

Ainda durante a sua intervenção, a deputada também fez questão de ressaltar sua passagem pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, uma gestão marcada pela implementação de políticas públicas inclusivas e pela busca constante por garantir que as vozes e necessidades das mulheres fossem ouvidas e atendidas. Considerada por ela como um desafio, mas também um aprendizado.

Ao final da plenária, após um discurso carregado de emoção e determinação, a deputada prometeu honrar a confiança depositada pelo governador e trabalhar incansavelmente em prol de seu povo. “A trajetória que se inicia hoje será mais um aprendizado. Vou cumprir a missão que o governador Jerônimo Rodrigues me conferiu e tenho certeza de que vai continuar enriquecendo a minha trajetória. Estou comprometida com o projeto político nacional e hoje, eu quero muito agradecer ao governador pela confiança depositada”.

Estiveram presentes secretários de Estado, como Neusa Cadores, das Mulheres; Roberta Santana, da Saúde; Felipe Freitas, de Direitos Humanos; Ângelo Almeida, de Desenvolvimento Econômico; e Adolfo Loyola, chefe de Gabinete do governador Jerônimo Rodrigues; Tiago Pereira, coordenador do Programa Bahia sem Fome; Nivaldo Milet, coordenador de Juventudes; e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (FETRAF), da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (UNICAFES), Fórum Baiano da Agricultura Familiar, da Articulação do Semiárido Baiano (ASA), dentre outros movimentos sociais de toda a Bahia.