A prefeitura de Salvador enviou um pedido de empréstimo para análise da Câmara de Vereadores. Protocolado nesta segunda-feira (25), o projeto de lei (51/2024) do Executivo será analisado pelos parlamentares a partir de agora. Caso aprovada, a matéria autoriza a gestão do prefeito Bruno Reis (União) a contratar U$ 120 milhões (quase R$ 600 milhões na cotação atual) junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Segundo o texto da prefeitura, a operação de crédito vai atender a terceira fase do Projeto Salvador Social e “dar continuidade ao enfrentamento dos problemas sociais da cidade e a ampliação do acesso à educação, saúde e assistência social às comunidades carentes”.

Além disso, a matéria prevê a criação de cargos de provimento em comissão, de natureza excepcional e transitória, na estrutura da Casa Civil, “para atender necessidade temporária de execução, acompanhamento e conclusão das ações do Projeto Salvador Social”. Ao todo, serão três cargos de gerente, grau 57.