A Bahia vivenciou na tarde desta quinta-feira (21/03), mais um importante momento para promoção de novos conceitos, princípios, diretrizes e ações de prevenção e combate à violência contra as mulheres no estado.

Esse reforço foi divulgado durante o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia, no SENAI Cimatec, momento em que o Governador Jerônimo Rodrigues e a Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, entregaram títulos do Programa Imóvel da Gente a famílias da região de Alagados e assinaram 11 medidas importantes para a Bahia.

Entre essas medidas, destaca-se o Acordo de Cooperação Técnica assinado juntamente com a Secretária Elisangela Araújo, envolvendo a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), o Ministério de Gestão e Inovação e o Ministério das Mulheres.

Também foi assinado um decreto que exige a contratação de um percentual mínimo de 8% de mão de obra constituída por mulheres vítimas de violência doméstica, no âmbito da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional.

A Secretária de Políticas Para as Mulheres do Estado, comemorou as medidas e destacou que a iniciativa, muitas vezes, significa um recomeço que elas jamais teriam acesso. “ A mão de obra oferecida nessas instituições pode desempenhar um papel crucial na reintegração dessas mulheres na sociedade. Oferecer empregos a essas mulheres não apenas garante sua independência financeira, mas também promove sua autoestima e ajuda na reconstrução de suas vidas. Portanto, investir na garantia de mão de obra para mulheres vítimas de violência é um ato de justiça e uma medida essencial que vai contribuir para recuperação e recondução dos destinos dessas mulheres “, afirmou Elisangela Araújo .

Participaram do evento prefeitos, deputados e deputas, sociedade civil e representantes da rede de enfrentamento e combate a violência da Bahia a Defensora Publica Livia Almeida, a Tenente Coronela Roseli de Santana, a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Ana Clara Auto, a Superintendente de Prevenção e Enfrentamento a violência Camila Batista, a Delegada da Polícia Civil Patrícia Barreto, a Promotora de Justiça, Sara Gama e representantes da rede de outros estados.