Com estudos de viabilidade já em andamento, a prefeitura de Salvador pretende construir um parque cinematográfico no Subúrbio Ferroviário, nas imediações do bairro de Plataforma.

O Bahia Notícias publicou neste sábado (13) que a capital baiana pode ganhar um novo equipamento voltado ao setor cultural com foco na produção audiovisual depois que a prefeitura emitiu uma autorização para uma empresa iniciar os estudos para a construção de estúdios de cinemas no município.

Apesar de estar na fase de análise da viabilidade e ainda não ter um local exato para a instalação do parque, a reportagem também apurou que caso tenha um cenário favorável para avançar, a gestão municipal já tem definido que o Subúrbio de Salvador será a região escolhida.

Nesta semana, um termo emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec) autorizou a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada que foi recebida pela prefeitura e a empresa DGT Serviços de Monitoramento LTDA agora pode desenvolver estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica necessários para a configuração de uma Parceria Público-Privada (PPP).

Segundo o termo de autorização, os estudos devem avaliar a viabilidade para construção, implantação, operação, manutenção e posterior reversão à municipalidade, além da exploração da atividade de produção de audiovisual. De acordo com a Semdec, a empresa tem 90 dias para a conclusão dos estudos, a contar a partir do último dia 8 de janeiro.

Na elaboração dos estudos devem ser desenvolvidas as seguintes atividades: estudos técnicos de engenharia para a identificação das construções e instalações que deverão ser viabilizadas no imóvel indicado, o levantamento de custos e requisitos preliminares, culminando com a elaboração de um temo de referência.

Além disso, também deve ser desenvolvido estudo de viabilidade econômico-Financeira para a identificação do potencial social e econômico que poderia advir da exploração das infraestruturas de produção audiovisual propostas, bem como dos incentivos e aportes a que o Município esteja disposto a investir na infraestrutura reversível.

Para o desenvolvimento das atividades, fica estabelecido o limite de R$ 800 mil para fins de eventual ressarcimento. Por fim, a Semdec deixa aberto por 15 dias o prazo para que eventuais outros interessados se manifestem sobre o objeto desta MIP e apresentem propostas alternativas.