Mais de três mil policiais e bombeiros atuarão no Festival Virada 2023/2024, na Arena Daniela Mercury, na orla Boca do Rio, em Salvador. Reconhecimento Facial e postos para atendimento ao público também fazem parte do esquema montado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Além da tecnologia de Reconhecimento Facial para captação de foragidos da Justiça no circuito da festa, a pasta utilizará, de forma piloto, a ferramenta de contagem do público.

Integrantes das Superintendências de Telecomunicações (Stelecom), de Inteligência (SI), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), e de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap), da Corregedoria-Geral, da SSP, Embasa, CCR Metrô, Coelba, Secretarias Municipais de Mobilidade (Semob), de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), de Ordem Pública (Semop), Transalvador e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estarão presentes no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no COI, ativado horas antes do início da festa.

Em um posto integrado, profissionais da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP realizarão o acolhimento de pessoas em vulnerabilidade e do público LGBTQIAPN+. Os especialistas também farão atendimentos preventivos para alertar sobre violência de gênero e importunação sexual. O posto também dará os primeiros atendimentos às mulheres vítima de violência.

POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar da Bahia empregará equipes nas áreas interna e externa, com viaturas de duas e quatro rodas, realizando o policiamento ostensivo.

Nos Portais de Abordagens, os militares utilizarão detectores de metais para impedir a entrada de ferramentas que coloquem em risco a integridade do público. Um posto de comando de tropa e Postos Elevados de Observação estão em pontos estratégicos da festa.

POLÍCIA CIVIL
Uma Delegacia Especial de Área (DEA) da Polícia Civil estará montada no circuito do Festival da Virada para recepção do público e registros de ocorrências.

Os foliões também poderão utilizar a Delegacia Digital para formalizar queixas de furtos, perdas ou roubos. O Assistente Virtual da PC, Paulo César 2.0, vai tirar dúvidas e indicar a unidade policial mais próxima. Basta enviar uma mensagem por WhatsApp para o telefone (71) 99973-7729 e o atendimento ocorrerá de forma prática e segura.

DPT
O Departamento de Polícia Técnica contará com equipes durante os cinco dias de festa. Na sede da unidade, peritos criminais, médico-legais, odonto-legais e técnicos estarão em pronta resposta.

CBM
Cerca de 300 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar circularão entre o público para realizar resgates e salvamentos. Além do posto de comando e quatro postos elevados, o efetivo estará com um caminhão de combate a incêndio e uma viatura de resgate.