O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin votou a favor da condenação de mais cinco réus pelos atos golpistas do 8 de janeiro em Brasília, formando maioria junto com o relator, o ministro Alexandre de Moraes. Até agora, são seis votos favoráveis e zero contrário até o momento.

Moraes foi o primeiro ministro a votar pela condenação dos réus, na última terça-feira (26). Seguiram ele os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin, formando maioria.

Além do relator, os dez ministros do STF têm até as 23h59 deste domingo (1º) para votar no julgamento no plenário virtual da Corte, caso não haja pedido de vista ou de destaque.

Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Moacir José dos Santos e Nilma Lacerda Alves foram acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Contudo, o relator considerou que somente dois deles cometeram todos os crimes que foram listados. As penas propostas por Moraes variam de 12 a 17 anos de prisão em regime fechado.